Nissan Leaf

1 dez

Um carro tão diferente, que têm autonomia de, no máximo 160km, não poluente, sem câmbio e elétrico vai cair no gosto dos brasileiros? Bom, eu estou curioso esperando pelas, já clássicas, propagandas agressivas e criativas que a Nissan vai ter que fazer para introduzir o Leaf no mercado tupiniquim.

A Nissan Motors surgiu no inicio do século 20 pela união de 3 empresas. Kwaishinsha Co. que fabricava um carro chamado DAT, Jitsuyo Jidosha Co. que fazia rodas para veículos e Tobata Casting. Apenas em 1934, quando produziam o modelo Datsun, o nome foi mudado para Nissan Motor Co., que também produziu caminhões militares, motores para aviões e barcos torpedeiros para a grande guerra mundial.

A fábrica da Nissan em Yokohama foi poupada durante a guerra, e no pós-guerra a empresa recomeçou a fabricação de caminhões e dos Datsun. Nos anos 50 a empresa obteve um salto tecnológico graças a parceria com a britânica Austin Motors. Durante e em pouco tempo obteve sucesso com os seus carros: Bluebird 1959, Cedric 1960 e o Sunny 1966.

A empresa aproveitou-se das crises americanas de petróleo nos anos 70 e entrou nos Estados Unidos com os seus carros para consumidores conscientes, logo depois entrenado na briga de cachorros grandes no mercado de luxo. A Nissan/Infiniti ainda trouxe os seus conterrâneos, Toyota/Lexus e Honda/Acura. Já nesse século a Nissan se juntou com a francesa Renault e entrou de vez no mercado europeu. Em 2011, o Nissan Leaf, novamente, para consumidores conscientes, foi escolhido o carro do ano na Europa.

O elétrico Leaf, que significa “Leading, Environmentally friendly, Affordable, Family car” não emite poluentes, nem gases que comprometem a camada de ozônio e contribui para a diminuição da poluição sonora. O carro tem uma bateria, recarregável através de uma tomada, com vida útil de 8 à 10 anos . Já existem estudos para o carro ser alimentado através de uma plataforma wireless.  O veículo, misto de sedã com hatchback, consegue atingir a velocidade máxima de 145 km/h, mas já existe o Leaf Nismo, o Leaf de corrida. Apresentado pela primeira vez no Brasil em maio de 2011, para ser o carro oficial da C40 SP. O carro custa nos EUA, $32.700, mas com a alta do preço dos carros elétricos, a Nissan não tem previsão de chegada do carro ao mercado brasileiro, mas a montadora vem buscando uma isenção de imposto de importação e também visa outros incentivos do governo federal para fazer o Leaf ser acessível e competitivo no mercado brasileiro.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: